SOBRE A ARTISTA
SOBRE A ARTISTA
Sabe aquela pergunta que todos ouvimos quando crianças:
- O que você quer ser quando crescer?
Minha resposta sempre foi "Desenhista de papel de carta".
Me lembro com carinho das tardes de outono sentava à sombra do pé de goiabeira no quintal de casa, com minha cartilha de alfabetização, a coleção de papéis de carta, lápis de cor e caderno de desenho no colo.
Passava horas admirando aquelas ilustrações, encantada pela capacidade que tinham de transmitir sentimentos, sensações, ideias e movimentos com tanta beleza.
Depois de todos esses anos, mudanças e transformações, no mundo e em mim, cá estou eu.
Com um sorriso no rosto, ilustrando e esperançando para inspirar as próximas gerações.
A criatividade é contagiosa.
Passe adiante!
(Albert Einstein)
Quem é Tita Tinta?
Tita Tinta (nome artístico) é ilustradora, produtora cultural, designer, musicista, palhaça e mãe. Artivista envolvida em projetos socioculturais, integra coletivos de artes multiculturais, combinando voluntariado à sua trajetória profissional na área de Economia Criativa há 16 anos.
Uma curiosidade
O nome Tita Tinta foi presenteado à Palhaça por duas crianças durante uma interação de Palhaçaria de Rua em 2018.
É integrante do COLMEIA - Coletivo Laboral Multicultural de Experimentações e Intervenções Artísticas (Blumenau/SC), desde seu início em 2012, como expositora, musicista e produtora cultural, de forma voluntária. Reconhecido como um espaço plural, o Colmeia dedica-se a difundir arte e cultura a todos os públicos. Para a edição de 2022 do evento, seguindo com a proposta de continuamente ampliar atrações e ações de acessibilidade cultural, o Coletivo promoveu a 2ª Edição da Rota de Arte Acessível, com atrações selecionadas provendo tecnologias assistivas nas áreas de artes cênicas com audiodescrição e LIBRAS; artes visuais com audiodescrição, tour tátil e intérprete de LIBRAS; show musical, roda de conversa e declamação de poemas com intérprete de LIBRAS; cinema com legendagem e LIBRAS; e literatura com impressões em Braille de obras de poetas locais e nacionais. Tita atuou junto ao Coletivo como Moderadora do GT Acessibilidade, na produção da 1ª e 2ª Rota de Arte Acessível.
Esteve Vice-Presidente no CMPC (Conselho Municipal de Política Cultural de Blumenau) durante a gestão mar/2017-jun/2019, onde ocupou cadeira na setorial de Cultura Popular e Artesanato, em seu segundo mandato como Conselheira de Cultura, fazendo parte das comissões de trabalho para a elaboração do Plano Municipal de Cultura (Lei Complementar 1076 2016) e Prêmio Herbert Holetz (Lei Complementar 1167 2017).
Foi integrante do Grupo Maracatu Capivara entre os anos de 2009 e 2020, como batuqueira onde vivenciou o aprendizado a prática dos instrumentos agbê, alfaia, gonguê, ganzá e caixa de diferentes Nações de Maracatu de Baque Virado. Ministrou oficinas para iniciantes e esteve no apito do grupo entre os anos de 2017 e 2019. Além de oficinas gratuitas para a comunidade o grupo realiza ações socioculturais com apresentações em espaços periféricos e públicos da cidade, como praças, CEIs, escolas, entre outros.
"A Cultura é essencial à vida. Através da arte, do estímulo à criatividade e imaginação, desenvolvemos saberes essenciais para o exercício da cidadania. O brincar nos situa no mundo, na dimensão de realização humana, da infância à vida adulta. Quem não brinca, quem não acessa arte, perde um tanto de si."
Em 2018 lançou de forma independente a série de livros para colorir “Aldeia do Riso”, com 3 volumes dedicados ao universo lúdico e acolhedor da Palhaçaria. Em 2019, desenvolveu as ilustrações da identidade visual para a 1ª Mostra da Rede Catarina de Palhaças, da qual é integrante. Durante a Mostra fez o lançamento da série “Momento Palhacêutico”, dois volumes de livros para colorir com mensagens de meditação diária em lettering. Desenvolveu a própria linha de produtos, com mais de 20 itens exclusivos transpondo a Palhaçaria para o dia a dia em peças de decoração, artes gráficas, vestuário e acessórios.
Entre seus projetos e parcerias desenvolvidas recentemente se destacam a produção e design gráfico do álbum “Todas as Plantas” de Clara Poema; redesign de logotipo e identidade visual para a Cia Dois Picadeiros (SP); desenvolvimento de portfólio, ilustração e peças gráficas para a Rede Catarina de Palhaças; desenvolvimento de ilustrações personalizadas e linha de produtos própria para o Palhaço Billy (SP); desenvolvimento de logotipo, produtos e peças gráficas para projetos culturais da Cia Esquina Cômica (SP); desenvolvimento de ilustrações para identidade visual do EuRiso - Encontro Internacional de Palhaços (2021 e 2022) de Fernandópolis-SP; desenvolvimento de identidade visual e peças gráficas para o espetáculo “Na Linha” (Projeto Encarcerarte – visitando mulheres em reclusão) da Palhaça Ciska (RS); desenvolvimento de logotipo e peças gráficas para os projetos “Risco” e “O riso diverso” do Grupo Teatral Reminiscências; desenvolvimento de identidade visual e peças gráficas para o Festival Palhaças do Sul (RS); desenvolvimento de ilustrações para os projetos “Pulando Fronteiras Tecnológicas”, “Cartilha Toda Criança Tem Direito” e “Construindo pontes de afeto entre gerações” dos Palhaços Sem Fronteiras Brasil; entre outros.
Produziu a oficina Introdução à Palhaçaria: Poética para Palhaçxs em parceria com a UFSC e SESC Blumenau, promovendo uma oficina gratuita e introdutória na arte de palhaçaria com a Cia Lunáticas (Florianópolis), aberta à comunidade. Ministrada pelas Palhaças Lynda Collapso (Rhaisa Muniz), Biruta (Calini Detoni), e Cachaça (Márcia Gonzaga). O projeto incluiu ainda a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com o espetáculo “Manicômicas”, e arte de rua no Brique do SESC com o espetáculo “Biruta Nua e Crua”.
Em 2020 idealizou e produziu a 1ª e 2ª Edição da ESQUINA GRÁFICA, em parceria com a Feirinha da Servidão e o apoio da FURB. Uma feira gráfica permanente com foco na arte regional, promovendo um espaço de diálogo entre artista e público para trocas e comercialização de obras, valorizando e fomentando a economia criativa em Blumenau e região. Como desdobramento o projeto atualmente está em expansão com a construção da Plataforma Criativa ESQUINA GRÁFICA: https://esquinagrafica.com.br.
Em 2022 produziu e coordenou o projeto Oficinas de Autoprodução para Artistas Visuais, promovendo uma série de 4 oficinas online e gratuitas com foco em profissionalização e capacitação de artistas na oferta de serviços para clientes B2B e B2C. Os temas de cada dia de oficina incluíram Atendimento, precificação e CNPJ; Criação de cronogramas e gerenciamento de tempo; Portfólio e redes sociais e Acessibilidade Cultural. Além das oficinas, foram desenvolvidas ações educativas online, acerca de acessibilidade e inclusão, incluindo o Debate: "Cultura Inclusiva e Direitos Humanos: o que eu tenho a ver com isso?". O projeto contou com acessibilidade plena através de audiodescrição em toda a divulgação online e intérprete de LIBRAS ao vivo.
Em agosto de 2022 com o lançamento do livro infantil “A Família do Sr. Lagarto” da autora Edla Zim, fez sua estreia como ilustradora editorial. O lançamento do quinto livro infantil da escritora tubaronense, ocorreu de forma independente e inovadora: a obra foi lançada em vinte instituições ligadas ao ensino regular, educação especial e apoio a crianças e adolescentes, localizadas na região da AMUREL – Associação de Municípios da Região de Laguna. A escritora lançou sua nova obra em Centros de Educação Infantis, Escolas da rede municipal, estadual e particular das cidades de Tubarão, Laguna, Capivari de Baixo, Imbituba e Florianópolis. Em 2023 Edla conclui sua rota de lançamento no Museu de Arte de Blumenau (MAB), cidade onde reside a artista visual responsável pela ilustração e diagramação do livro.
Além do livro de literatura infantil, a ilustradora desenvolveu e lançou em 2020 o e-book gratuito “Almanaque Tita Tinta” (2020), dedicado ao universo lúdico e acolhedor da Palhaçaria, incluindo atividades para crianças neurodiversas e com deficiência. Em 2022 ilustrou e diagramou a Revistinha “Trem de Natal” para Projeto homônimo promovido anualmente pela Ferrovia Tereza Cristina (Tubarão/SC).