Entre os meses de julho e agosto de 2024 produzimos três oficinas de fotografia com alunos das escolas públicas Padre José Maurício no bairro Progresso, Heriberto Joseph Müller no bairro Fortaleza e com associados da ABADA - Associação Blumenauense de Amigos dos Deficientes Auditivos, ministradas pela Fotógrafa Sabrina Marthendal. Confira o trabalho artístico desenvolvido aqui
Curadoria: Sabrina Marthendal e Tita Tinta
Equipamento: Mini Câmera Digital
Acessibilidade: Audiodescrição
Audiodescrição do banner e de todas as obras no alt text
"Expandir o lúdico, o poético, o criativo, a concentração, a imaginação. Trabalhar a percepção, o olho aberto, a escuta, a pausa, a respiração, o tempo cômico, a presença em cena, ou simplesmente tomar corajosamente toda essa subjetividade risível e aplicar na vida. A oficina tem por objetivo através de exercícios específicos, promover uma investigação prática e teórica da lógica pessoal do riso. Tornando conscientes estados pessoais espontâneos e autênticos que levam ao encontro do ser risível de cada participante. Ao rirmos de nós, nos identificamos como sujeito que erra e errar é inerente da condição humana. Ao identificar sua sombra, a convide para uma boa gargalhada junto de você. É um alivio poder se amar do jeito que se é! Sua graça está na sua desgraça! Palhaçaria é ação presente, na agilidade do pensamento criativo pode estar a solução de se resolver problemas. Tudo está em mim e a partir de mim no agora, futuro não existe. O desfrute é o caminhar!"
Esta fala linda da Mestra Palhaça Karla Concá nos permite entender melhor sobre o universo da menor máscara do mundo: O nariz de Palhaço. Mergulhe conosco nesse território de riso e encontro!
Palhaçaria para Todes é um projeto multidisciplinar que apresenta a Palhaçaria vista de diversos ângulos. Divertidos ângulos. Venha conosco prestigiar a Palhaçaria através das Artes Visuais com as obras da ilustradora Tita Tinta.
#SCulturaEmSuaCasa
A Exposição Momento Palhacêutico se propõe transbordar a Palhaçaria para momentos rotineiros, sentires diversos e a ressignificação do humor em tempos de isolamento. "Algo desconexo se preenche de um sorriso."
A série foca em mensagens e frases divertidas, meditativas, positivas, humoradas (ou mal-humoradas), que acolham, acomodem e transmutem os sentires complexos que algo tão profundo quanto o isolamento social traz à tona, diariamente. A proposta parte da representatividade e diversidade, auto-estima e valorização da alteridade, com um pé nas questões sócio-culturais da atualidade.
São palhaços e palhaças coloridos, na maquiagem e na pele, que se apresenta negra, branca, com vitiligo, envelhecida, descolonizada e portando o clássico nariz questionador e desafiador da/o palhaça/o/e.