Saiba mais e acompanhe o projeto em @titatintailustra
Saiba mais e acompanhe o projeto em @titatintailustra
Estamos todos sendo constantemente bombardeados com uma quantidade imensa de informações imagéticas em todos os meios, seja através de telas, como os celulares e suas de redes sociais, ou através da mídia televisiva ou digital. A proposta do projeto "Onde Moram os Sonhos" busca incentivar a criança e o adolescente a perceber a fotografia num outro lugar, como uma ferramenta de expressão de identidade e manifestação cultural. Criar um espaço onde os alunos que vivem o dia a dia da periferia da cidade possam através da linguagem da fotografia, se perceberem protagonistas de sua própria narrativa.
Propomos fornecer subsídios práticos e teóricos para os alunos vivenciarem a arte da fotografia. Desenvolver através do conhecimento das técnicas dessa linguagem, um registro da poética do cotidiano, retratando através do olhar de criança e adolescente a vida de sua comunidade e familiaridades. Estimular o olhar apurado para a beleza que transborda das simplicidades efêmeras, contribuindo para a sua criatividade visual - o desenvolvimento artístico para além da simples compreensão dos códigos visuais que compõe a comunicação na sociedade contemporânea.
Sendo ela mesma fruto de uma infância periférica, a proponente do projeto busca criar solo fértil para que crianças e adolescentes que vivem realidades duras e por vezes abusivas, possam esperançar possibilidades para além da violência, da pobreza e da escassez. Se perceber num lugar de artista, que valorize e estimule sua criatividade, quiçá possibilite sonhar uma profissão na área de economia criativa no futuro.
“Um dos objetivos do projeto é oferecer de forma gratuita e acessível a oficina a escolas/instituições públicas e/ou periféricas da cidade de Blumenau e realizar exposição fotográfica nas escolas/instituições, resultante dos registros realizados pelos próprios alunos, retratando seu cotidiano na comunidade, aplicando as técnicas aprendidas na oficina. Além da exposição intra-escolar, os alunos e suas famílias viram as obras fotográficas circularem pela cidade, em espaços de destaque como a Secretaria de Cultura e Relações Institucionais, Teatro Carlos Gomes e FURB. Protagonismo e beleza na narrativa visual criada da periferia para o mundo.”
Você sabia? Todas as fotografias criadas pelos alunos das escolas e da ABADA podem ser adquiridas e o valor de venda será 100% revertido aos autores das obras. Apoie os/as artistas e adquira sua obra aqui!
Entre os dias 15 a 23 de agosto aconteceram as votações para o Concurso Cultural "Onde Moram os Sonhos" por voto popular online. Para votar, o público acessou o link da publicação no instagram da Fotógrafa @sabrinamarthendalfotografia, escolhendo fotografia que mais se destacou na sua opinião.
As obras foram criadas pelos alunos durante a Oficina de Fotografia “Onde Moram os Sonhos”, ministrada pela Fotógrafa Sabrina Marthendal entre os meses de julho e agosto. As três fotografias mais votadas (uma por instituição) foram premiadas durante as Rodas de Conversa realizadas nas escolas e na ABADA. Os autores receberam: uma máquina fotográfica digital de bolso, o livro Amazônia, do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, e o perfil destaque aqui no site Tita Tinta. Confira as obras destaque aqui.
"Embora a violência se expresse como uma das características das grandes metrópoles, as cidades de médio e pequeno porte não estão imunes a este crescente “risco”, e Blumenau não foge a este contexto. Historicamente, as elites econômicas e políticas locais tiveram uma grande preocupação em embelezar e dotar de infraestrutura o centro urbano, enquanto nas periferias foi se avolumando todo tipo de problemas, desde ocupação irregular dos morros e encostas até falta de saneamento básico e de investimentos em saúde, lazer e educação. (...) justamente nestas áreas em que se concentram as situações de pobreza que a violência se manifesta mais diretamente, como resultado de amplos processos de exclusão social. A falta do Estado, de perspectivas de vida, de trabalho, e de segurança social, coloca as pessoas em situação de vulnerabilidade às diferentes formas de manifestação da violência."
- Artigo "O Uso da Fotografia como Instrumento de Inclusão Social – uma Experiência com Adolescentes de uma Comunidade de Baixa Renda na Cidade de Blumenau/SC" de Anamaria Teles e Jacqueline Samagaia (FURB)
Sendo a democratização de acesso à Cultura uma das diretrizes do projeto, foi realizado nas comunidades de baixa renda dos bairros Fortaleza, e Progresso, onde foram selecionadas duas escolas públicas frequentadas por crianças e adolescentes em sua maioria em situação de vulnerabilidade social. E selecionamos ainda uma instituição social que atua na comunidade PCD para a realização de uma oficina acessível de fotografia, a ABADA (Associação Blumenauense de amigos dos Deficiente Auditivos).
Buscamos neste projeto atingir principalmente crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos que se encontram excluídos dos espaços de fruição cultural na cidade, que dispõem de poucas opções de lazer na própria comunidade, sem acesso ao consumo de bens simbólicos. Indivíduos em formação que frequentemente observam seus bairros sendo retratados na imprensa através de notícias sobre violência e tráfico de drogas, além do preconceito que sofrem da própria polícia. A proposta é oportunizar que estas crianças e adolescentes registrem o cotidiano de sua comunidade, criando sua própria narrativa visual, destacando-se a importância da fotografia livre de estereótipos.
Através da fotografia, buscamos desenvolver o senso artístico e cidadão com os alunos, mergulhando fundo na diversidade que compõe a cidade e a periferia, aproveitando o caráter lúdico da linguagem fotográfica. Propomos resgatar a autoestima e mostrar a potência das pessoas e da comunidade que habitam, estimulando um engajamento sociocultural na produção dessas obras fotográficas. A exposição intra escolar das obras selecionadas destaca um sentimento de orgulho e pertencimento ao universo artístico, onde os alunos poderão também prestigiar os trabalhos dos colegas. Criando oportunidades para fortalecer as relações com sua comunidade, convidando-a a prestigiar a exposição final resultante de todo o processo realizado de estudo, pesquisa, criação e ressignificação através da arte.
Da comunidade para o mundo
Em tempos de redes sociais e vidas "instagramáveis" retratando metas inalcançáveis de beleza e estilo de vida, a Exposição "Onde Moram os Sonhos" vem de encontro a este lugar de ressignificação e valorização da beleza e da potência da comunidade, identidade do povo que luta para sobreviver, que está no chão de fábrica e faz girar a economia da cidade. É oportunizar esse lugar de esperança e orgulho das próprias origens para estas crianças que poderão expor seu trabalho artístico, mostrando sua comunidade através de uma nova perspectiva, com sua própria narrativa, ocupando espaços de prestígio simbólico e literal. Ao contrário das notícias do jornal da noite, exibindo o bairro através das notícias violentas, mostrar uma Blumenau humanizada através do olhar infanto-juvenil que ainda se permite sonhar e encontrar beleza nesse lugar.
Sabrina Marthendal é pesquisadora visual, atriz, diretora, professora de teatro/fotografia, fotógrafa. Artista catarinense desde 1999, atua na cidade de Blumenau e região há 21 anos, trabalhando primordialmente a partir do hibridismo entre as linguagens da cena e da imagem. Graduou-se Bacharel em Interpretação em Teatral pelo Curso de Artes Cênicas da FURB, tendo cursado Fotografia Digital na mesma instituição. Estuda fotografia e teatro desde 1997, continuamente participando de diversas oficinas complementares com artistas e grupos diversos. Dirigiu 20 espetáculos teatrais pela Carona Escola de Teatro e atuou em mais de 15 espetáculos durante sua trajetória, foi produtora de diversos eventos culturais na cidade, atuou como professora de fotografia e como coordenadora do Grupo de Pesquisa em Fotografia Contemporânea do SESC Blumenau. Desenvolveu, em parceria com outros coletivos e artistas, projetos sociais diversos que contribuem fortemente no desenvolvimento sociocultural de sua comunidade. Cita-se: “Habitat Exposto – Arte na Cidade” (2018), “De Carona para o Teatro: uma rede pelo acesso à arte” (2020), “Editais de Bolsas de Estudo para Aulas de Teatro e Estágio Docente” (2017-2020). Integra a Cia Carona de Teatro desde 2006 e a Cia de Dança MovIn desde 2019.
Conheça seu trabalho: www.instagram.com/sabrinamarthendalfotografia
Dia 28 de junho, às 08h
Oficina de fotografia e aula prática, com Sabrina Marthendal
Na EEEB Prof Heriberto Joseph Muller (R. Guttenberg, 80, bairro Fortaleza)
Acessível através de LIBRAS
Dia 01 de julho, às 07h30
Oficina de fotografia e aula prática, com Sabrina Marthendal
Na Escola Pe. José Maurício (R. Progresso, 2053, bairro Progresso)
Acessível através de LIBRAS
Dia 09 de julho, às 9h
Oficina de fotografia e aula prática, com Sabrina Marthendal
Na ABADA - Associação Blumenauense de amigos dos
Deficiente Auditivos (R. Max Hering, 123, bairro Victor Konder)
Acessível através de LIBRAS
De 12 a 23 de agosto
Exposição fotográfica, produzidas por alunos nas oficinas
Na Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais
(R. XV de Novembro, 161, Centro)
Observação: Abertura oficial dia 12 de agosto, às 19h, com presença de intérprete de LIBRAS e da fotógrafa Sabrina Marthendal. As obras contarão ainda com audiodescrição acessível via QR Code com alto relevo. Será realizado um tour pela Exposição do Museu de Arte de Blumenau como parte da programação do dia.
Dias 24 e 25 de agosto, das 10h às 22h
Exposição fotográfica, produzidas por alunos nas oficinas
No evento Colmeia, do Coletivo Laboral Multicultural de Experimentações e Intervenções Artísticas
No Teatro Carlos Gomes (R. XV de Novembro, 1181, Centro)
De 27 de novembro a 13 de dezembro
Exposição fotográfica, produzidas por alunos nas oficinas
Na FURB - Campus 1 - Bloco i (Espaço Coworking)
(R. Antônio da Veiga, 140, Itoupava Seca)
Todas as ações são gratuitas e as obras selecionadas contarão com audiodescrição.
Oficinante de Fotografia - Sabrina Marthendal
Roda de Conversa - Sabrina Marthendal e Nane Pereira
Design Gráfico - Tita Tinta Ilustrações
Produção Executiva - Soila Freese
Coord. do Projeto e Mediação da Roda de Conversa - Tatiane Hardt
Audiodescrição - Ouvindo Imagens
Intérpretes de LIBRAS - CML Comunicação e Mentoria em Libras e Valdemétrius
Assessoria de Imprensa e Divulgação Cultural - NPCA
Curadoria - Sabrina Marthendal e Tita Tinta
O projeto “Onde Moram os Sonhos” é contemplado pelo edital da Lei Paulo Gustavo D+ Áreas de Blumenau, edital 2/2023, n. 15. Em setembro, o projeto retorna às instituições para a segunda etapa que contará com exposição acessível de 10 fotos de alunos (de cada instituição) mais roda de conversa com a fotógrafa Sabrina Mathendal, com a jornalista cultural Nane Pereira, com a proponente, artista e produtora cultural do projeto Tita Tinta (Tatiane Hardt), e contará com intérprete de LIBRAS. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/titatintailustra.